Vida Pessoal

 

Abram tem gosto pelo trabalho intenso e prazer pela realização, bem como vontade de fazer algo pelo mundo e deixar um legado, um futuro melhor. Apoia, financeiramente ou com trabalho, diversas instituições assistenciais e filantrópicas — e procura fazer isso de maneira discreta, evitando que o próprio nome seja citado. Apenas a família e os amigos mais próximos conhecem com detalhes todos os projetos sociais apoiados pelo presidente da FecomercioSP.

O empresário doou o terreno para a construção da Faculdade de Medicina do Hospital Albert Einstein, no bairro do Morumbi, considerada a melhor instituição privada em Medicina do Estado de São Paulo, onde estudam 1.183 alunos nos cursos de graduação (Administração, Enfermagem e Medicina) e 2,28 mil em cursos de pós-graduação assistencial.

Participa de conselhos como o do Hospital Israelita Albert Einstein e do Incor. Foi um dos fundadores do Instituto São Paulo Contra a Violência, de atuação na redução da criminalidade por meio do Disque Denúncia e de campanhas contra as drogas. Aceitou convite da Anistia Internacional para ser, no Brasil, um ativista dos direitos humanos, colocando seu nome e prestígio a serviço da luta contra prisões arbitrárias e cerceamento da liberdade.

Tornou-se benemérito da Casa Hope, a ONG do setor de oncologia que recebe, educa e forma profissionalmente pacientes de câncer e seus familiares acompanhantes que, vindos de todos os Estados do Brasil, sem recursos, procuram tratamento nos hospitais de São Paulo. Foi presidente da Casa de Cultura de Israel, que resultou na construção de um centro cultural moderno ao lado da Estação Sumaré do Metrô, a Unibes Cultural.

 “Não esqueço, nem por um minuto, minha origem humilde. É dela que trago o sentimento permanente de fazer parte de uma coletividade e de assumir responsabilidades. Herdei de meus pais, e acredito ter transmitido a meus filhos, a obrigação de retribuir, por todos os meios ao nosso alcance, as chances que tivemos e que todos devem ter”, disse Abram, em 7 de dezembro de 2004, no discurso que pronunciou na inauguração do Centro de Educação em Saúde Abram Szajman, do Hospital Albert Einstein.

 
 
 

A despeito de todo o tempo dedicado à FecomercioSP e à vida empresarial, como fundador da VR Benefícios, a sua ligação com a família e os amigos nunca foi deixada em segundo plano. Casou-se com Cecília, que conheceu no Guarujá, litoral paulista, em 8 de setembro de 1968. O primeiro filho, Cláudio, nasceu em 1969; o segundo, André, em 1971; e Carla, em 1974. Desde 2003, as grandes decisões do Grupo VR são tomadas por um conselho familiar. Abram passou aos filhos as principais funções executivas no grupo. Eles atuam também em novos empreendimentos, como startups, visando expandir os negócios e explorar novos mercados.  

Homem de hábitos simples e bastante metódico, aos domingos lê os principais jornais e revistas. Não se considera uma pessoa religiosa, mas vai à sinagoga, respeita as datas e as celebrações judaicas para manter as tradições e preservá-las na família, que, aliás, cresceu. Hoje, são dez netos — dentre eles uma formada em história na Penn University, um estudando Economia em Boston e outro tentando o vestibular do Insper.