Habilidade para Liderar

 

Em conversas com amigos e colegas de trabalho do empresário Abram Szajman, em algum momento surge uma frase em comum: O Abram está à frente do seu tempo. 

Seja na reestruturação que promoveu no Sesc e no Senac logo que assumiu a presidência da FecomercioSP, em 1984, preparando as instituições para o futuro. Na habilidade para congregar mentes notáveis, tanto para a presidência e diretoria do Sesc e do Senac, como para a presidência dos Conselhos da Federação. Ou na perspicácia de entender as mudanças promovidas no mercado da alimentação a partir da instituição do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT), durante o governo Geisel (1974-1979), e criar a VR Benefícios, empresa que liderou o mercado e virou referência no segmento de refeições conveniadas.

Ou, ainda, na destreza demonstrada para investir no mercado de ações, comprando “papéis velhos” e conseguindo amealhar algum capital e mudar de patamar de vida. O fato é que o presidente da FecomercioSP sempre soube antecipar movimentos e se posicionar na vanguarda, servindo de farol para os demais.

 

Outras histórias

 
 

O empresário Abram Szajman é conhecido pelo hábito de ouvir opiniões e sugestões, a coragem de tomar decisões, o pragmatismo de delegar e a responsabilidade de cobrar. Uma das suas principais qualidades é a habilidade para congregar mentes brilhantes, tanto para a presidência dos conselhos da FecomercioSP quanto para a diretoria do Sesc e do Senac. Quem convive com o empresário enaltece que, a despeito do pulso firme, ele dá total liberdade para trabalhar e ousar nos projetos tocados nas instituições.  

Logo que assumiu a presidência, em 1984, começou a resolver a questão das direções regionais das duas entidades. A consolidação de Danilo Santos de Miranda (e, depois, Luiz Galina) e Luiz Francisco de Assis Salgado — à frente, respectivamente, do Sesc e do Senac — é reconhecida como fundamental para o sucesso de ambas as instituições, reconhecidas como referências em suas áreas de atuação.