IVES GANDRA

São Paulo, 2024
Foto: Luiz Carlos Figueiredo

TALENTO
MULTIFACETADO

Ives Gandra da Silva Martins é um homem de grandes paixões: o Direito, a vida acadêmica, a fé, a literatura, o futebol e a família, personificada na devoção pela esposa, Ruth. Conviveu com personalidades do Brasil e do exterior. Não foram poucas as passagens com políticos, artistas e empresários.

DA PERFUMARIA
AO CINEMA

Aos 14 anos, começou a trabalhar com o pai, o imigrante português José da Silva Martins, representante de uma empresa francesa de perfumaria, até atingir a maioridade, quando foi para Grasse, na França, onde passou quase um ano estudando com um dos maiores especialistas do segmento, o professor Jean Carles. Nas folgas dos estudos, vestia o smoking e descia de ônibus para o hotel Carlton para acompanhar o Festival de Cannes, onde conheceu astros como Gary Cooper, Clark Gable e Kirk Douglas.

Mais Detalhes

UMA VIDA COMUM

Defensor do parlamentarismo, teve uma passagem meteórica pela política como presidente do diretório paulista do então Partido Libertador (PL), de 1962 a 1964. Abriu mão de cargos políticos em troca do que considera uma “vida comum”, conciliando as carreiras de advogado e professor — mas entende que a opinião ativa sobre a conjuntura brasileira o levou a uma atuação “quase política”. Assessorou o relator da Constituinte de 1988, Bernardo Cabral, e foi sondado três vezes para ser ministro, mas não aceitou.

Mais Detalhes

UMA VIDA DEDICADA AO ENSINO

Instituições onde lecionou:
– Universidade Mackenzie
– Escola de Comando e Estado-Maior do Exército
– Escola Superior de Guerra.
Há décadas é reconhecido por pareceres jurídicos sobre a realidade político-jurídica do País. Desde 1989, preside o Conselho Superior de Direito da FecomercioSP.

Mais Detalhes

VEIA LITERÁRIA

Iniciou a vida literária cedo — os primeiros versos foram escritos aos 13 anos. Publicou em torno de 100 livros, individualmente, e 500, em coautoria. Ruth, com quem conviveu por 67 anos, foi presenteada com dezenas de versos de amor. Foi amigo da escritora Lygia Fagundes Telles, colega na Academia Paulista de Letras, na qual ingressou em 1992, presidindo de 2005 a 2006. Conheceu também a pianista Guiomar Novaes.

Mais Detalhes

A FÉ

Católico fervoroso, vai à missa diariamente, há mais de 50 anos. Nos últimos tempos, tem comparecido à Igreja Nossa Senhora do Brasil, na capital paulista. Carrega uma oração em nome de Ruth, a quem atribui milagres.

TRICOLOR E OUTRAS PAIXÕES

Torcedor fanático do São Paulo, do qual é conselheiro vitalício, sócio número 14 e duas vezes presidente do Conselho Consultivo — o chamado “Conselho dos Cardeais”. É fã da série de ficção científica Star Trek — tem os 700 episódios em DVD. Comemorou, em 2024, 89 anos em almoço com os seis filhos e sete netos. As quase nove décadas de vida não são obstáculo para que siga atento às novidades. O novo xodó é o Instagram: a sua página já conta com mais de 470 mil seguidores.

Mais Detalhes
São Paulo, 2024
Foto: Luiz Carlos Figueiredo