JOSÉ GOLDEMBERG

São Paulo, 2024
Foto: Luiz Carlos Figueiredo

TRAJETÓRIA PRESTIGIADA

A vida do físico e professor gaúcho José Goldemberg daria um filme digno de Oscar. As suas pesquisas em física nuclear, energia, planejamento energético e meio ambiente lhe renderam notoriedade mundial.

VIDA NO EXTERIOR

Em meados de 1960, passou dois anos na Universidade Stanford, nos Estados Unidos, que abrigava o melhor acelerador nuclear para elétrons na época, realizando trabalhos com repercussão internacional, com uma série de publicações científicas. Morou também no Canadá, onde fez experimentos que permitiam a análise de reações fotonucleares, e na França, época em que foi nomeado professor associado na Universidade de Paris aos 30 anos. A morte da esposa, no entanto, abreviou a sua estada no país europeu, regressando ao Brasil com os filhos pequenos.

Mais Detalhes

TEMPOS DE REPRESSÃO

Foi vigiado de perto pelo Serviço Nacional de Informações (SNI), órgão de espionagem da ditadura militar, em razão de seu posicionamento contrário à utilização da energia nuclear para fins não pacíficos. Anos depois, acusado de “atividades subversivas”, o seu filho, Clóvis, estudante do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), foi preso. Foi presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) nos tumultuados anos que finalizaram a década de 1970.

Mais Detalhes
Foto: Luiz Carlos Figueiredo

DAVID BOHM

Conviveu, na Universidade de São Paulo (USP), com o renomado cientista David Bohm — assistente de Robert Oppenheimer, o “pai da bomba atômica”, e do cientista Albert Einstein — quando a Universidade de Princeton se recusou a renovar o seu contrato em razão da sua interpretação não convencional da mecânica quântica e da discriminação política, à época, nos Estados Unidos.

Mais Detalhes

JORNADA
ACADÊMICA

TRAJETÓRIA POLÍTICA

Goldemberg tem uma trajetória marcante na política e na administração pública.

Cargos que ocupou em Brasília:
– Secretário da Ciência e Tecnologia
– Ministro da Educação
– Secretário do Meio Ambiente

No Estado de São Paulo, passou pelas seguintes funções:
– Secretário de Meio Ambiente
– Presidente da Companhia Energética do Estado de São Paulo (Cesp)  – Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)

Mais Detalhes
Foto: Luiz Carlos Figueiredo

REFERÊNCIA EM ENERGIA SUSTENTÁVEL

Em 1978, publicou artigo na revista Science que vislumbrava as vantagens ambientais do uso do etanol como substituto da gasolina. Como secretário nacional do Meio Ambiente, fez parte da Rio-92, a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente. O livro Energy for a Sustainable World, escrito em parceria com Thomas B. Johansson, Amulya K.N. Reddy e Robert H. Williams, foi uma importante fonte utilizada pela ONU para a formulação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e do que se entende, hoje, por ESG.

Mais Detalhes

VIDA PESSOAL

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Et diam aliquam congue tristique risus placerat at tortor viverra. Libero elit aliquam sapien sed tristique mollis. Dui orci et risus ornare ipsum vel cras. Orci vivamus auctor in ut consectetur ut ut in vel. Placerat vulputate neque senectus dolor nam amet urna. Vestibulum urna nunc tellus.

PAI & AVÔ

Aos 96 anos, pai de quatro filhos e avô de seis netos, Goldemberg segue em plena atividade. É professor emérito na USP e atual presidente do Conselho de Sustentabilidade e do Comitê Energia da FecomercioSP.

Reconhecimentos recentes  
–   Blue Planet Prize (Japão I 2008)
–   Zayed Future Energy Prize (Emirados Árabes Unidos I 2019)

0%
0%