JOSÉ PASTORE

São Paulo, 2024
Foto: Luiz Carlos Figueiredo

ADMIRÁVEIS REALIZAÇÕES

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Accumsan viverra porta metus sed mauris. Justo nisi eu nam nascetur amet ullamcorper metus pellentesque odio. Elit tellus cras nulla volutpat placerat. Id rhoncus tempus id et lacus est placerat purus tempor. Fermentum sem aenean dui arcu lacus tortor egestas imperdiet in. Leo purus mauris dolor accumsan enim est. Lectus urna odio ultrices arcu tellus magnis erat netus.

VIDA ACADÊMICA

Estudou Ciências Sociais na Escola de Sociologia e Política (FESPSP) e na USP com Fernando de Azevedo, Florestan Fernandes, Fernando Henrique Cardoso e outros grandes intelectuais. Sempre teve interesse pela análise estatística dos fatos sociais.

Mais Detalhes

RELAÇÃO CAPITAL E TRABALHO

Pastore se tornou uma referência nacional e internacional na área trabalhista. Fez parte do Conselho de Administração da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Colaborou com a Organização das Nações Unidas (ONU), o Banco Mundial e várias universidades brasileiras e estrangeiras em pesquisas sociais. Publicou mais de 20 livros e centenas de artigos técnicos.

Mais Detalhes
São Paulo, 2024
Foto: Luiz Carlos Figueiredo

CONTRIBUIÇÕES PARA O PAÍS

Coordenou o grupo de estudos que criou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), celeiro para a formação dos mais destacados nomes da economia nacional, dentre eles os economistas responsáveis pelo Plano Real. Organizou e conduziu a comissão de experts que criou a Embrapa, de crucial importância para o desenvolvimento da agropecuária nacional. Colaborou com estudos e dados para aprovação da Reforma Trabalhista de 2017.

Mais Detalhes
São Paulo, 2024
Foto: Luiz Carlos Figueiredo

A MÚSICA

Paralelamente à carreira acadêmica, a arte sempre esteve presente na sua vida. Na música, recebeu do tio, Humberto, as primeiras lições de violino. Prosseguiu no conservatório, onde concluiu os cursos de teoria musical, violino e viola. Aos 16 anos, passou a tocar em várias orquestras sinfônicas de amadores, tendo dividido o palco com Isaac Karabtchevsky, Júlio Medaglia e Ronaldo Bologna, que se tornaram maestros. Pastore é membro dos conselhos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) e da Orquestra Sinfônica Heliópolis — primeira no mundo que surgiu em uma favela. Para ele, a educação musical, somada ao princípio do mérito, salva crianças e jovens dos grandes riscos sociais.

Vida pessoal

Lorem ipsum dolor sit amet consectetur. Et diam aliquam congue tristique risus placerat at tortor viverra. Libero elit aliquam sapien sed tristique mollis. Dui orci et risus ornare ipsum vel cras. Orci vivamus auctor in ut consectetur ut ut in vel. Placerat vulputate neque senectus dolor nam amet urna. Vestibulum urna nunc tellus.

UM GRANDE AMIGO E O TEATRO

A estreita amizade com Antônio Ermírio de Moraes o levou para o mundo da dramaturgia, tendo colaborado com o empresário na elaboração e na montagem de três peças teatrais. É autor de um afetuoso relato da sua vida sob o título Antônio Ermírio de Moraes: memórias de um diário confidencial.

Mais Detalhes
São Paulo, 2024
Foto: Luiz Carlos Figueiredo
0%
0%